segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tiago Santiago apela para cenas de Luta para subir no IBOPE



A tática de tentar prender a atenção do telespectador com seqüências de ação já é bastante utilizada na Record e, pelo menos para os profissionais da emissora, funciona.

Autodefesa é a principal vantagem da superforça de Danilo, personagem de Cláudio Heinrich na novela Os Mutantes - Caminhos do Coração, da Record. O homossexual, depois que se descobriu mutante, passou a se aventurar na caça aos "bichos" estranhos que vivem aparecendo na novela. A experiência de gravar cenas de luta fora da função esportiva é uma das maiores motivações do ator na hora de gravar. Cláudio encarnou o professor de judô e jiu-jítsu Dado em Malhação, da Globo, entre 1995 e 1998. Nos primeiros anos, as cenas eram praticamente restritas às aulas que Dado dava na academia. "Quando o Lombardi assumiu o texto, passei a gravar mais cenas de competições fora da sala de aula. Quando você não tira desse ambiente, tudo fica muito engessado", avalia o ator, que notou a diferença de abordagem do público na hora de comentar as cenas dos campeonatos na época. E também agora, com tomadas ao ar livre.

Autor de Os Mutantes, Tiago Santiago já usa as cenas de luta em suas tramas desde o sucesso de Prova de Amor. Mas, na época, essas seqüências precisavam de mais cuidado. "A novela era exibida às 19:30 h", justifica. Tiago não esconde que as tomadas de ação fazem sua audiência crescer. E, por isso mesmo, sua história abusa da agilidade. Mas o autor tem uma explicação diferente para as batalhas que seus seres geneticamente modificados travam no folhetim. "Minha novela se inspira em mitos e lendas. Sempre que se trabalha com este tipo de material, é certo que haverá lutas", justifica.

Nenhum comentário:

Noticiario