quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Entrevista com Mário Frias



Há exatamente um ano, o ator mergulhou em uma depressão profunda. Uma semana após se casar com Juliana Camatti, Mário Frias perdeu a irmã Patrícia Frias. "Foi uma morte repentina, um aneurisma, um azar enorme. Afundei na tristeza e descontei na comida", contou o jovem ao Portal CARAS. O momento foi delicado para o ator, pai de Miguel, do casamento com a atriz Nívea Stelmann. "Ele me deu força, mesmo sem saber.

A minha motivação surgiu por causa dele"
, explicou Mário, que, no final de 2008, deu a volta por cima e iniciou uma rotina de cuidados com a saúde ao lado da mulher. Ao final de dezembro, ele já tinha assinado um contrato com a Rede Record, superado a depressão e emagrecido 12 kg. "Tudo começa com a cabeça em paz, com o pensamento positivo de que você pode passar por aquela experiência e sair melhor do que antes. Nesse contexto, a alimentação é 100%. Deixei de comer o lixo e abandonei a vida trash", analisou.

O dia-a-dia do artista requer apenas disciplina.

"Quero que as pessoas entendam que não há milagres para emagrecer, nem para nenhuma outra superação de si mesmo. É necessário ter força de vontade, acompanhamento profissional e disciplina", explicou.

Mário levanta às 8h e faz sua primeira refeição do dia.

"Como torradinhas com geléia light e suco com adoçante. No outro dia, posso comer quatro fatias de peito de peru e uma fruta. Não como nada derivado de leite, a lactose não entra na minha dieta. Também não consumo açúcar.

Mas essa é a minha dieta, isso tem que ficar bem claro. Conto com a ajuda do Julio Marques e do Miguel Habib"
.
Por volta das 8h30, ele parte para sua primeira atividade do dia.

"Três vezes por semana, vou à praia da Barra, ao Beach Traning. Jogo futevôlei e corro na areia. Isso tem que durar, no mínimo, uma hora".

Lá, por volta das 10h30, o moço come mais uma fruta e se hidrata. "Chego a tomar um litro de chá verde, que é ótimo para quem faz dieta. Está comprovado que faz bem e ajuda a emagrecer. Mas não pode ser aquele feito em casa, porque esse desidrata. Tem que ser aqueles de caixinha ou latinha. Sempre zero, sem açúcar".


Quando tem gravação da novela Mutantes, da Record, Mário segue para o estúdio. Nos dias mais livres, ele vai para casa, toma banho e ajuda no preparo do almoço.

"Crio sempre com a Ju opções bem leves. Pode ter uma massa, um peixe, mas sempre com acompanhamentos verdes e saudáveis. É importante comer carboidrato e proteína, mas atenção a como preparar. Nada de óleo nem muito sal. Ao invés de fritar, faça no vapor, com uma pitada de sal e água. Um auxiliar importante nesses casos é o microondas. Uma refeição boa para mim pode ser 200g de arroz integral e dois ou três filés de frango, além da salada. Quero falar para as pessoas não usarem óleo nem manteiga com tanto frequência. Eu aboli a gordura, assim como deixei de comer carne vermelha".

Após o almoço, o cochilo de, no mínimo, uma hora, é fundamental. Quando se levanta, o ator segue para a academia Barra Gym, cinco vezes por semana. Aos 37 anos, medindo 1,80 m e pesando 82 kg, Mário lembra que ganhou um novo corpo em todos os sentidos. "Os profissionais que me orientam me ajudaram a perder peso e ganhar forma física. Me sinto mais bonito, mas, principalmente, mais saudável. Não troquei gordura por magreza. Trouxe de volta minha musculatura com esporte. Também mudei minha mente e vejo o treinamento e a alimentação com finalidades terapêuticas".

Na academia, Frias começou a tomar suplementos elaborados especialmente para ele. Depois da malhação, ele sente a resposta corporal. "Não posso sair colocando muito peso porque posso ter alguma ruptura, alguma torção. Não sou mais moleque. Vou progressivamente, aos poucos. Já percebi uma considerável melhora nas dores do meu corpo. Não sinto mais os ombros pesados e dormentes".

Em sua casa novamente, na hora do jantar, o rapaz escolhe o que vai comer.

"Faço sempre uma salada, posso comer umas cinco torradinhas e comer um pote inteiro de galetina diet. Também faço, às vezes, uma omelete só de clara de ovo, porque a gema tem gordura e quebra o ciclo de emagrecimento".

Para quem fica cansado só de imaginar a nova rotina, Mário reafirma sua disposição.

"Alguém pode pensar que é impossível fazer e eu digo que não. Sou uma prova de que a gente pode mudar se quiser e a cada dia tenho mais pique. Não desisto nunca.

Minha nova atividade para o corpo e a mente é a dança de rua. A Ju é bailarina profissional e já está lá há 5 meses e eu, há 2. Aumenta o equilíbrio para o meu bem-estar", finalizou.

Nenhum comentário:

Noticiario