terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cena Aberta: Um ano de forte concorrência para as emissoras

O ano de 2008 está terminando e, num balanço final, as três principais emissoras do país colecionaram vitórias importantes. As demais, mantiveram-se produzindo trapalhadas. Rede TV! e Band, por exemplo, ao que parece, vão continuar comemorando dois pontos ou menos, quando não traço, por muitos e muitos anos.


Quando 2008 entrou em cena, parecia que seria o ano da Rede Record. Começaram embalados ultrapassando o SBT tanto em São Paulo quanto na média Brasil. Caso continuassem naquele ritmo, talvez o slogan "a caminho da liderança" tivesse se tornado realidade. O crescimento fez com que a ganância superasse o bom senso. Casos como a exploração excessiva do caso Isabella Nardoni e Eloá Pimentel fizeram com que a rede perdesse a credibilidade que havia conquistado com produtos de qualidade. E parou de crescer. Eis que vimos duas outras emissoras crescendo enquanto a outra se perdia ao querer conquistar o público do jeito mais fácil, com o velho e conhecido sensacionalismo.


O SBT, de fato, surpreendeu. O gigante parecia ter se conformado em perder a segunda posição para a Record. Acomodado, o canal de Silvio Santos passou a revirar o baú e requentar produções antigas que nem cócegas fizeram. A tendência, caso insistissem nesse erro, era ir de mal a pior. Entretanto, Pantanal foi um divisor de águas na história da rede. É bem verdade que é ridículo se apoiar em produções de uma emissora falida, outrora concorrente, para crescer, ainda mais utilizando o horário mais nobre para tal. A questão é que a farta audiência do folhetim deu um "upgrade" na grade e um novo ânimo aos profissionais que ali trabalham. Tudo isso porque o SBT voltou a disputar a segunda posição com a Record, que, nesse meio tempo, já havia deixado de brigar pela liderança.


O mais bacana de toda essa história é o fato de, ao que parece, o SBT ter aprendido com seus erros. Antes, conhecida como a emissora da grade voadora, hoje passou a dar chances às produções, acreditando, finalmente, que TV é costume.


O que acontece com o Olha Você antes era inimaginável. Desde a estréia, o programa acumulava erros e trapalhadas, e, pior de tudo, patinava em audiência. Noutros tempos, Silvio Santos teria limado a atração da programação. Dessa vez, fez uma pesquisa junto ao público na intenção de descobrir o que era preciso mudar para agradar e para melhorar aquilo que parecia não ter outro jeito, a não ser sair do ar. As mudanças foram como uma luz no final do túnel: o Olha Você hoje é outro, os apresentadores se encontraram e a tendência agora é crescer. Basta não ter pressa.


Outra que saiu ganhando com a falta de visão da Record foi a Rede Globo. Após sustos consecutivos dados pela concorrente, como a estréia da segunda temporada de Os Mutantes junto com a de A Favorita, fazendo da trama de João Emanuel a pior audiência de uma estréia global, a Vênus Platinada conseguiu se recuperar. Parte disso foi graças a própria Record. Quer dizer, a total recuperação de A Favorita, além de sua história fascinante, deve-se ao fato de a Record insistir em um erro chamado Os Mutantes. Foi um sucesso? Foi. Uma novidade? Também foi. Mas passou e tudo o que é demais enjoa. Prova maior disso é a novela estrear com 24 pontos e hoje se contentar com 10.


Em resumo, a Globo manteve sua soberania, a Record deixou de crescer e o SBT está se fortalecendo para voltar a brigar de igual para igual pela vice. A tendência é de uma briga acirrada em 2009. Briga essa que assistiremos de camarote.

Nenhum comentário:

Noticiario