sábado, 7 de fevereiro de 2009

Um dia nas gravações das tramas da Record


"Chamas da Vida" e "Os Mutantes - Caminhos do Coração" são novelas de sucesso na programação da Rede Record. Com tramas cheias de aventuras e efeitos especiais, as atrações conseguem média de treze e quinze pontos no Ibope, respectivamente, além de atiçarem a curiosidade do público sobre o processo de produção. TE CONTEI passou um dia no centro de teledramaturgia e revela, agora, o cotidiano das gravações em uma das maiores emissoras do País.

O RecNov, Record Novelas, tem 200 mil metros quadrados e oito estúdios. No complexo, trabalham em torno de dois mil funcionários. Localizado em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na entrada, uma recepcionista avisa a nossa chegada. Partimos para a sala de assessoria de imprensa e em seguida vamos conhecer o refeitório. Um restaurante a quilo e uma lanchonete oferecem pratos variados, todos com contagem de calorias e balanceados por uma equipe de nutricionistas.

Na fila do caixa, o ator Ângelo Paes Leme paga por um picolé de chocolate. "Tá calor, hoje, né? Sem sorvete não dá!", brinca o protagonista da nova série da emissora, "Lei e Crime". Para cada núcleo de dramaturgia há um refeitório próprio. Os atores almoçam perto dos estúdios de cada novela.

Dependendo do dia, os atores chegam pelo menos duas horas antes do inicio das gravações. Antes de entrar no estúdio é necessário fazer maquiagem e vestir o figurino programado. Araras repletas de roupas são separadas para cada seqüência. No corredor, uma fila de figurantes com roupas bem estilosas se prepara para encenar uma cena de uma rave, para "Chamas da Vida". Em outra parte do complexo, mais figurantes estão presentes, desta vez vestidos com uniformes do DEPECOM, o Departamento de Pesquisa e Controle de Mutantes da trama "Os Mutantes".

Seguimos com a visita e encontramos o ator Felipe Adler, que interpreta o mutante Homem- Pesadelo. Ele exibe uma imensa cicatriz no rosto, obra da maquiagem. "É rápido, para cortar meu rosto ao meio dura só cinco minutos", ironiza o ator, que interpreta seu primeiro papel na televisão, após ser descoberto no filme "Era uma vez", de Breno Silveira.

Felipe terá um companheiro de cena inusitado, o cão da raça rottweiler Denis, que esperava tranqüilo o início da gravação, acompanhado de seu treinador, com direito à água gelada e pote de ração, chamando a atenção de todos que passavam pelo corredor.

Nossa equipe entra, enfim, no estúdio "H". No set, as atrizes Nanda Ziegler e Lígia Fagundes, gravam uma seqüência para "Os Mutantes". Com uma grande equipe presente, o diretor manda repassarem a cena diversas vezes. A ação requer cuidado da produção, já que trata com efeitos especiais o encontro entre as personagens Bianca e Leonor com o Homem-Tufão, interpretado por Jean Beppe. Nos intervalos, entre uma tomada e outra, os atores revisam o texto juntos.

A próxima parada é a gravação de "Chamas da Vida", no estúdio "E", mas antes encontramos Edward Boggis, que interpreta o personagem Diego na trama, se preparando para a maquiagem. Simpático, cumprimenta todos os funcionários e encontra Juliana Lohmann, a bad girl Manu, pelos corredores. Apressada, a atriz passa pela equipe com um sanduíche na mão. "Desculpa a correria! Esse é meu almoço", explica. Em seguida a vimos já em cena, sendo dirigida por Roberto Bomtempo. O diretor pede silencio absoluto. A câmera começa a rodar e Juliana, concentrada, interpreta uma seqüência dramática contracenando com o ator Vitor Hugo. Após o "Corta", gritado por Bomtempo, a equipe aplaude o resultado final.

Simultaneamente, em outro estúdio, Raul Gazolla, Cláudia Alencar e Taumaturgo Ferreira ensaiam para a próxima seqüência, também bastante dramática. Os atores lêem o roteiro com muita atenção e só dispersam o olhar do texto quando Gazolla solta alguma brincadeira, para "quebrar o clima" do drama. Após o ensaio final, os atores seguem para a troca de figurino e maquiagem.

Às 17h encontramos Bianca Rinaldi, protagonista de "Os Mutantes - Caminhos do Coração" preparando-se para sua segunda sessão de maquiagem do dia. Discreta, a atriz passa pela nossa equipe sorrindo e nos cumprimenta com um aceno de cabeça. Ela está de roupão e ouvindo mp3. Em algumas horas a tímida loira irá se transformar na morena vilã Samira, com o uso de uma peruca e um visual carregado. As gravações com Bianca irão acontecer pela noite.

Já anoitece e o ritmo no RecNov não pára. Profissionais cruzam os corredores a todo o tempo. É difícil imaginar como tanta ação acontece ao mesmo tempo. A organização dos murais, na porta de cada set, ajudar a guiar cada seqüência que está sendo gravada. Todos parecem muito concentrados em seu trabalhos individuais para, em equipe, resultar no produto tão amado pelo público brasileiro, a novela. Pelas telas dos aparelhos de TV não temos idéia da infra-estrutura necessária para se produzir as tramas que são acompanhadas pela audiência. Deixamos o centro de teledramaturgia de noite, e ainda chegavam profissionais para a próxima jornada, preparando em um ritmo intenso, o entretenimento diário do telespectador.

Nenhum comentário:

Noticiario