terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tiago Santiago voltará com o realismo em "Promessas de Amor"


Tiago Santiago posicionou "Promessas de Amor" - sua nova "arma" que estreia na Record na segunda quinzena de março - contra seu alvo principal, a Rede Globo. Após diversas reuniões estratégicas com a alta cúpula da emissora, o dramaturgo apostará em um formato clássico para reconquistar o grande público. "Com essa nova fase vamos atrair sim a audiência, mas não roubá-la. Porque a audiência é dona de seu próprio nariz, ela não pertence a TV Globo. Não é uma audiência-objeto", provoca Santiago.

A trama central será realista e trará uma história de amor com grandes obstáculos, entre o criador de cavalos e campeão de hipismo Amadeus (Luciano Szafir) e a professora Sofia (Renata Dominguez), que é cortejada também por Nestor (Leo Rosa), filho do dono do colégio onde ela trabalha. Mas Tiago Santiago avisa: os efeitos especiais continuam presentes na história. "Escrevo para todas as idades. Por isso, nas tramas paralelas, manterei conflitos vividos por jovens mutantes. Também estou muito feliz em poder trabalhar novamente com a Renata Dominguez, que é uma grande atriz. Conheço bem seus tons e saberei usá-los na medida certa."

Apesar de ter enfrentado uma avalanche de críticas desde a estreia de "Caminhos do Coração", em 2007, o novelista acredita que isso se deve a inovação do estilo dramatúrgico. "Uma novela brasileira de ficção científica, com efeitos visuais era raro de se ver. Isso causou estranheza no público conservador, que prefere a tradição neorrealista do horário. Ser criticado é consequência do sucesso", avalia Santiago, que agora declara guerra à Glória Perez.

Ele, aliás, não se contém diante da possibilidade do final da novela "Mutantes - Caminhos do Coração" - previsto para 16 de março - abalar a audiência de "Caminho das Índias". "A Globo antecipou os horários de exibição das tramas, mas mantivemos a audiência mesmo com o final de 'A Favorita'. Agora, o desfecho de 'Os Mutantes' e 'Chamas da Vida' batem de frente com o começo de 'Caminho das Índias'. Os ventos sopram a nosso favor, como já fizeram antes. No xadrez da concorrência, vamos atacar !"

Para isso, ele decidiu transferir a trama central para o Rio, apostando em sequências de ação e romance que valorizam as belezas naturais da Cidade Maravilhosa. "Haverá ainda muitas novidades, como o colégio no Rio de Janeiro, onde os jovens mutantes viverão clandestinos, escondendo sua condição de geneticamente modificados. O público jovem das histórias que idealizamos."

Em meados de agosto, com o término da terceira fase da novela, Tiago Santiago pretende fazer uma longa viagem com a família. Em seguida, volta a pilotar seu computador. Só que, desta vez, sua missão é narrar histórias em outras linguagens. "Quero escrever um longa-metragem e livros que já estou idealizando há algum tempo", adianta o autor que já foi sondado pela concorrência. "Tem muita gente que gosta de mim na Globo e deseja me ter de volta. Porém, eles sabem que até 2012 sou da Record. Mas o futuro a Deus pertence."

Bem Paraná

Nenhum comentário:

Noticiario