segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Notícias Relacionadas: Jornal da Record exibe série de reportagens especiais sobre uma das regiões mais pobres do Brasil


Durante esta semana, de 9 a 14 de fevereiro, o programa jornalístico da Record apresenta a nova série de reportagens especiais: "Jequitinhonha: O Vale Esquecido".

O Vale do Jequitinhonha situa-se ao norte do Estado de Minas Gerais, sendo banhado pelo Rio Jequitinhonha e seus afluentes.

Com um milhão de habitantes e mais de 300 anos de história, o Vale do Jequitinhonha é considerado uma das regiões mais pobres do Brasil. Aproximadamente 75% da população vive na área rural, com práticas rudimentares de agricultura e pecuária.

A nova série de reportagens especiais do Jornal da Record mostra que o local possui uma imensa riqueza cultural.

O repórter Rodrigo Vianna fez uma viagem fascinante e encontrou uma terra marcada pelos extremos. Ele percorreu o rio Jequitinhonha e, ao longo do percurso, se deparou com a realidade de uma região em que as riquezas sempre foram arrancadas. A série mostra também as contradições de uma terra que produz tanta madeira e as pessoas têm dificuldades até para conseguir lenha para cozinhar. Revela ainda que no passado os diamantes eram fáceis e fartos e, atualmente, o garimpeiro precisa fazer um esforço enorme para encontrar pequenas pedrinhas preciosas.

A série revela ainda quais são as comidas típicas da região que são exportadas para o mundo.

O repórter Rodrigo Viana mostra ainda o desafio das várias espécies de tartarugas marinhas que lutam para sobreviver no rio Jequitinhonha.

O Jornal da Record vai ao ar às 20h.

Nenhum comentário:

Noticiario